PDCA ACADEMY

Conteúdo Gratuíto

Conheça todos os temas e veja como acessar as formações.

Exame de Certificação

Entenda quais são os tipos de Exame de Certificação.

Gerenciamento da Rotina

A implementação do Gerenciamento da Rotina oferece as organizações um modo de cumprir com suas atividades diárias com excelência, padronização e qualidade. Dentre as vantagens desta abordagem podemos citar:

  • Padronização dos trabalhos, aumentando o entendimento de todos e facilitando para que novos colaboradores entendam suas atividades quando ingressam na organização.
  • Eliminação de retrabalhos e redundâncias nas tarefas otimizando o desempenho.
  • Melhor gerenciamento do tempo facilitando para que a organização possa dimensionar seu quadro de funcionário de modo assertivo.
  • Identificação das interfaces internas criando relações cliente e fornecedor. Estas relações quando padronizadas aumentam o desempenho uma vez que a comunicação fica mais assertiva. Entendendo os requisitos e informações pertinentes ao processo.
  • Identificação rápida de desvios e problemas minimizando os impactos deles sobre os processos.

Mas o que toda esta abordagem tem a ver com a metodologia PDCA? Simples o PDCA é o meio pelo qual vamos construir o conhecimento da organização e ele precisa estar inserido na rotina diária das equipes. Ou seja, precisamos assegurar que no dia a dia da organização as equipes dediquem tempo para que os diversos desvios, melhorias e demais assuntos pertinentes sejam tratados dentro da metodologia PDCA. Assim asseguramos que as causas dos problemas sejam identificadas e ações de correção e contenção sejam realizadas.

Para que possamos inserir o ciclo PDCA na rotina das organizações é importante que sejam identificados os pontos de convergência entre a estratégia do negócio e do setor criando assim planos de ação voltados para analisar estes desvios.

Lembre-se que todo desvio, falha e ou erro encontrado em um processo, produto ou serviço é uma oportunidade de melhoria. Um produto, processo ou serviço robusto não nasce apenas de um projeto bem executado, mas também de uma vigilância constante das equipes sobre o seu desempenho.

Quando falamos de um produto fica fácil entender todos os desvios incluindo processo e serviços. Tomemos por exemplo um veículo, existem diversas marcas no mercado que estão divididas em diferentes nichos. Dentre eles temos marcas premium como BMW, AUDI, MERCEDES-BENZ, VOLVO e outros. Quando olhamos para um veículo do nicho premium já podemos imaginar que o seu projeto seja mais robusto que os demais, que o conhecimento técnico acumulado pelos fabricantes seja um diferencial e que os materiais usados na sua construção sigam toda esta filosofia. Mas isso o torna a prova de defeitos?

Não, não o torna a prova de defeitos. Por isso que vemos diversas marcas premium tendo que lidar com defeitos de qualidade mais conhecidos como recall. E por que isso ocorre? Simples, gerenciamento de rotina. A construção de um veículo envolve processos e organizações complexas e o gerenciamento delas exige muito esforço das suas equipes.

A questão é que em um setor como este temos serviço, processo e produto envolvidos em uma única atividade econômica e os desvios podem resultar em problemas de qualidade. O alto volume de produção também contribui para que os desvios aconteçam, como dizem produzir um milhão de peças diferentes é fácil difícil é produzir um milhão de peças perfeitamente iguais entre si.

Deste modo comprovamos que o gerenciamento da rotina é de extrema importância para as organizações e assegurar que a metodologia PDCA se faça presente nela é um diferencial para as empresas. Gerar conhecimento de como os desvios foram corrigidos é de extrema importância para que a empresa aumente a experiência de suas equipes e fortaleça seus processos, produtos e serviços.

Instrutor
IMG-20220323-WA00112

Rafael Antonio Lacerda

Consultor Sênior
Compartilhar este conteúdo