O Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto, é uma ferramenta focada em auxiliar a apresentação e comparação de dados. Considerado uma das 7 ferramentas básicas da qualidade auxilia na classificação de causas de problemas, comparações de dados entre outras funções. Vamos estudar esta ferramenta que auxilia na compreensão das causas de um problema e esta presente no PDCApp.
O que é o Diagrama de Pareto?
O Diagrama de Pareto é uma forma gráfica de correlacionar duas informações. Com o uso dele fica mais evidente a contribuição de determinadas causas para um problema. Com esta análise fica mais fácil entender onde devemos priorizar os esforços de correção.

O que fica evidente com o uso do Diagrama de Pareto é que nem todos os fatores contribuem para um determinado problema ou que seu impacto é menor do que o esperado. Sendo assim nasceu o conceito da regra 20-80. Esta regra diz que 20% das causas principais de um problema são responsáveis por 80% dos problemas gerados.
Sua representação em geral é em porcentagem. Como o exemplo na imagem superior podemos perceber que apenas uma das causas representa 60% de participação do problema. Deste modo se a organização focar seus esforços nesta causa irá promover um melhor de 60% sobre o resultado com a eliminação de apenas uma das causas do problema.
4 Dicas para fazer o Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto serve para estabelecer prioridades pois com o seu uso fica mais evidente quais são os maiores participantes de um determinado problema. Sendo assim a organização pode priorizar seu esforço para que os resultados sejam mais satisfatórios.
O importante antes de tudo é entender os dados necessários para a análise. Para que a análise seja satisfatória precisamos que os dados tenham:
Confiabilidade
As informações que vamos estudar precisam ter uma fonte confiável, não podemos tomar decisões com dados não confiáveis. Para assegurar que os dados são confiáveis você pode acompanhar seu lançamento. Ou fazer um auditoria volante. Assegurar que os dados são reais e retratam a realidade é o passo inicial da análise.
Acessibilidade
Os dados devem estar acessíveis a todos. É importante entender se sua organização utiliza um ERP ou algum tipo de sistema que permite a geração de relatórios. Os dados precisam ser acessados de forma fácil. Sendo assim reserve um tempo para analisar a fonte de dados. A facilidade na obtenção das informações economiza tempo de todo o time. Caso seja necessário configure ou prepare os relatórios necessários para a sua analise.
Manipulação
Os dados precisam ser de fácil manipulação. Muitas vezes quando estamos realizando uma análise novos pontos de vista surgem. Para entender estes cenários precisamos manipular os dados originais. Para realizar esta atividade vamos necessitar de tabelas. Por isso é necessário que a organização tenha algum tipo de software que permita esta manipulação. Como exemplo indicamos Microsoft Excel ou Power BI. Reserve um tempo para analisar se o seu sistema ERP permite a extração de dados em formato CSV que permite a criação de tabela de dados.
Comprovação
Para comprovar que causas e seus efeitos precisamos de evidências e análises. Sendo assim é importante verificar que a sua empresa consegue facilitar este processo. Em determinados momentos comprovar a participação de uma causa no problema pode ser difícil. Por isso recomendamos que uma análise próxima a fonte do problema seja executada. Verifique se é possível obter amostras dos problemas nos casos de análise de processos produtivos. Se possível também avalie a possibilidade de gravar o momento em que problema ocorre. Em caso de softwares a gravação é de uma poderoso aliado para entender o comportamento da anomalia.
Como fazer o Diagrama de Pareto?
- Defina o seu objetivo. Para que o foco seja claro. Descreva bem o problema reunindo amostras das anomalias. Deixe bem claro o objetivo que se busca com a análise.
- Faça a análise dos dados veja a sessão acima com as dicas para assegurar boa qualidade dos dados. Se necessário faça um levantamento específico de dados para o problema em questão.
- Organize e trabalhe os dados. Se necessário manipule os dados em tabelas e ou outras opções como Power BI para que os dados sejam ordenados.
- Calcule a porcentagem de cada uma das categorias. Nesta etapa você pode organizar os dados em ordem decrescente para que as maiores causas sejam exemplificadas.
- Crie um gráfico, se você utiliza o PDCApp ao inserir a causa raiz você deve clicar sobre o botão de “Informações da Causa Raiz”. Para cada causa identificada você pode inserir o peso ou porcentagem que ela representa.




Qual a origem do Diagrama de Pareto?
Wilfried Fritz Pareto nasceu na França de pais italianos. Ele se casou com Marie Méténier, e concluiu
o ensino médio clássico e a pesquisa científica no Centro Politécnico de Torino. Em 1811 seu avô, Giovanni Benedetto Pareto, foi nomeado Barão do Império por Napoleão Bonaparte. Entre 1874 e 1892, ele morou em Florença e foi engenheiro ferroviário. Entre 1892 e 1894, ele publicou pesquisas sobre os princípios básicos da economia. Em 1897, ele estudou a distribuição de renda.
Por meio deste estudo, descobriu que a distribuição não era uniforme, a concentração de 80% da riqueza estava concentrada (20%) nas mãos de uma pequena parte da população. Conhecida hoje em dia como regra 80/20.