Para uma empresa se manter competitiva e crescer ela precisa ter a habilidade de solucionar seus problemas. Não podemos assegurar que problemas não irão existir. Mas podemos treinar os seus colaboradores nas técnicas de solução de problema. O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas da qualidade que são empregadas na análise de problemas. Vamos conhecer melhor os seus detalhes.
O que é Diagrama de Ishikawa?
É uma ferramenta visual que auxilia na organização e entendimento de uma causa raiz de um problema. Tem o visual de uma espinha de peixe e por usas características pode também ser chamado pelo seguintes nomes:
- Diagrama de Causa e Efeito
- Diagrama de Espinha de Peixe
- Diagrama dos 6M’s
Qual o objetivo do Diagrama de Ishikawa?
O objetivo do diagrama é encontrar, organizar, documentar e auxiliar grupos de análise de problemas na detecção da causa raiz de um determinado problema. Em geral empresas possuem problemas em seus processos, produtos ou serviços e necessitam de uma análise detalhada para que possam identificar a fonte deste problema. Seu propósito principal é de classificar as diversas ideias e possíveis causa raiz originadas de um Brainstorming em um gráfico organizado em 6 divisões, ou 6M’s.
Com esta organização gráfica o trabalho de análise fica mais organizado e simples de ser entendido por todos os participantes do grupo. Sua utilização é parte de um processo de análise profundo que é feito quando um problema surge dentro da empresa. A sequência proposta para a análise é iniciar por um Brainstorming, registrar as ideias em um Diagrama de Ishikawa e realizar um 5 Porquês para cada uma das causas possíveis.
Qual a origem do Diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de Ishikawa foi idealizado pelo Engenheiro Kaoru Ishikawa, sua intenção era de facilitar a comunicação entre o chão de fábrica e a diretoria. Assim uma ferramenta gráfica que demonstrasse as causas dos problemas auxiliaria os grupos de análise.
Kaoru Ishikawa nasceu em Tóquio no ano de 1915. Filho mais velho de oito irmãos graduou-se em Engenharia Química na Universidade de Tóquio em 1939. Trabalho entre 1939 e 1941 no exército como Técnico Naval e depois como Engenheiro na Nissan Liquid Fuel Company entre 1941 e 1947. Foi um dos principais integradores de tecnologia do seu tempo trabalhando com os conceitos do Dr. William Edwards Deming e Dr. Joseph Moses Juran.
Quais as vantagens do Diagrama de Ishikawa?
Além de todos os benefícios que já indicamos criamos uma pequena lista para que você entenda melhor as vantagens do uso desta ferramenta.
- Aumenta o entendimento das causas em análise.
- Facilita a identificação das causas e suas origens (6M’s)
- Pode ser utilizado em problema de diversas origens e naturezas.
- Mantém o registro gráfico da análise.
- Organiza as causas dentro dos M’s.
- Fácil acesso e distribuição, pode ser fixado em locais de comunicação no escritório, fábrica e etc.
A principal vantagem obtida com o uso do Diagrama de Ishiskawa é facilitar a organização e comunicação do grupo. Demonstrando de uma forma mais simples e objetiva facilita a capacidade de análise da equipe.
“O controle de qualidade começa com a educação e termina com a educação. Para promover o Controle de Qualidade com a participação de todos, a educação em controle de qualidade precisa ser dada a todos os empregados, do presidente aos operários na linha de montagem”. (Kaoru Ishikawa)
Quais são os M’s do Diagrama de Ishikawa?
Os M’s são categorias que foram incorporadas no Diagrama para facilitar a organização dos dados em análise. Eles são os seguintes:
- Máquinas
- Materiais
- Mão de Obra
- Meio Ambiente
- Método
- Medidas
Como é estruturado o Diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de Ishikawa deve estar a vista do grupo que irá trabalhar com ele. Para iniciar o piloto do PDCA deve organizar um Brainstorming com os participantes de modo a criar o fluxo de ideias para a resolução do problema. Para saber mais sobre o Brainstorming clique aqui.
Os dados originados dos Brainstorming devem ser registrados no Diagrama de Ishikawa obedecendo as categorias ou M’s para organização das ideias.
Na ponta do Diagrama de Ishikawa deve se descrever o problema para que todos possam sempre se lembrar o tema que esta sendo tratado.
Para os usuários do PDCApp esta etapa fica facilitada uma vez que na tela do Diagrama de Ishikawa o software habilita do controle de tempo da análise do Brainstorming e também possibilita o registro digital das ideais no Diagrama. Deixando assim a informação disponível para todos no final da reunião. Sem a necessidade de envio de e-mails ou reescrita da dados.