A metodologia de 5 porquês é uma técnica que auxilia as organizações a mapearem claramente as causas de um problema. Antes de começarmos a explorar este conteúdo precisamos entender que ele não é o 5W2H que é outra ferramenta da qualidade.
Esta é uma técnica simples e de fácil aplicação que facilita o processo de investigação de causa raiz. É importante entender que ela funciona melhor quando aplicada dentro da metodologia de análise de causa raiz. Isto ocorre porque existem processos de análise anteriores que são necessários para que o processo seja eficaz.
O que é 5 porquês?
A técnica consiste na repetição da pergunta “Porquê?” em referência a um problema que o grupo esta analisando no momento. Esta sequência de perguntas força que o grupo pense na cura do problema e não nos sintomas que estão enfrentando.
A simplicidade da ferramenta assegura sua facilidade de uso e direcionamento. Pode ser aplicada em iniciativas de análise de solução de problemas, melhorias de qualidade, desvios de metas e indicadores.
Quais são os 5 porquês?
A técnica explora a relação dos problemas com a sua causa sendo assim esperamos identificar os seguintes itens em cada uma das camadas de perguntas:
- 1º Porquê: identificamos o sintoma do problema.
- 2º Porquê: identificamos uma desculpa relacionada ao problema.
- 3º Porquê: identificamos o culpado pelo problema.
- 4º Porquê: identificamos a causa provável do problema.
- 5º Porquê: identificamos a causa raiz do problema.
Esta sequência não precisa ser rigorosamente determinada deste modo. Mesmo assim as respostas devem ser estudadas e analisadas. Uma comprovação deve ser feita para que fique clara a comprovação da causa.
Um método eficaz na análise do 5 porquês é fazer uma revisão contrária do fluxo de perguntas. Utilizando a palavra portanto vamos verificar qual a relação lógica entre os porquês. Em caso de uma inconsistência podemos então corrigir as respostas anteriores.
Exemplos de 5 porquês
Exemplo 1
Definição do problema: Fósforo não acende.

- Por quê: Fósforo esta molhado.
- Por quê: Caiu água sobre a caixa de fósforo.
- Por quê: Fósforo ficou no jardim.
- Por quê: Foi feita uma fogueira no jardim.
- Por quê: Houve uma festa de São João.
Exemplo 2
Definição do Problema: Café com sabor de queimado.

- Por quê: O café queimou.
- Por quê: O café ficou no bule da cafeteira ligada.
- Por quê: O café não foi colocado na garrafa térmica.
- Por quê: A garrafa térmica esta quebrada.
- Por quê: A garrafa térmica foi derrubada no chão.
Quando usar o 5 porquês?
Dentro da metodologia de análise e solução de problemas que estamos abordando neste curso a recomendação de aplicação do 5 porquês é na sequência do Brainstorming e do Diagrama de Ishikawa.
Cada uma das causas raízes que foram confirmadas deve ser analisadas com um 5 porquês e na sequência tratados com um plano de ação específico.
Para os usuários do PDCApp o fluxo de análise já esta preparado no ambiente de análise de causas selecionando a opção de Diagrama de Ishikawa. Desta forma a colaboração online permite que os dados já fiquem salvos e disponíveis a toda a equipe.
Qual a origem do 5 porquês?
A técnica do 5 porquês foi desenvolvida por Sakichi Toyoda, ao se deparar com problemas de qualidade. Ele buscou se questionar por que o problema ocorria e desta forma desenvolveu a técnica.
Sakichi Toyoda nasceu em 1867, filho de carpinteiro, é considerado o rei dos inventores japoneses. De suas mãos nasceram diversos teares mecânicos que revolucionaram o sistema de produção têxtil. Ele foi o fundador da Toyota Indsutries Co., Ltd. Além do desenvolvimento da técnica dos 5 porquês ele também inventou o principio Jidoka (autonomação).
De seus ensinamentos nasceram diversos conceitos utilizados na gestão da qualidade e no lean manufacturing. Sua família deu seguimento a seu legado de invenções e exerceram cargos de alto escalão na Toyota Motors.
5 porquês online
Se você procura por uma ferramenta de colaboração para análise e solução de problemas o PDCApp pode te ajudar. Através de nossa metodologia desenvolvemos um software 100% em nuvem com inteligência artificial que permite grupos de análise colaborarem de forma digital.
No PDCApp é possível gerir planos de ação no ciclo PDCA, fazer análises de causa raiz de forma completa contando com diversos recursos que auxiliam e facilitam as atividades de melhoria contínua.