A origem do Ciclo PDCA se deu a partir de diversos ciclos que foram desenvolvidos ao longo da história. Conhecida ferramenta de gestão o PDCA é uma das ferramentas da qualidade mais conhecidas do mundo, introduzido no Japão pós-guerra alcançou fama internacional ao demonstrar resultados em diversas empresas.
Desde o início da revolução cientifica pensadores como Copérnico, Kepler, Telésio e Leonardo Da Vinci procuraram por metodologias de desenvolvimento do conhecimento. Os fortes questionamentos da Igreja Católica frente as descobertas e avanços da Ciência forçaram a criação destes métodos através da aplicação de conceitos filosóficos e da experiência de cada um dos cientistas.
Galileu Galilei estabeleceu a sua sequência de geração de conhecimento, com diversas descobertas no campo da astronomia, física e geometria além da invenção do telescópio. Galileu também é considerado o pai da ciência moderna. Com o uso da lógica e de sua sequência buscava estudar a causa de cada coisa que observava em busca de uma explicação racional.
ORIGEM DO CICLO PDCA METODOLOGIA CIÊNTIFICA DE GALILEU GALILEI
Galileu criou 3 princípios para observação dos fenômenos físicos que ocorrem na natureza a observação, a experimentação e a regularidade matemática. Na observação Galileu recolhia dados do que observava na natureza, na experimentação ele preparava um teste onde colocava as suas teorias em prática em busca de uma comprovação física. Vencido as 2 etapas iniciais ele então buscava por relações matemáticas que explicassem as suas observações identificando a repetibilidade do fenômeno e o seu comportamento.
A inspiração para o ciclo do PDCA foi atribuída a Clarence Irving Lewis e John Dewey que foram 2 fundadores da escola filosófica do pragmatismo nos Estados Unidos. O pragmatismo como ficou conhecido ao longo do tempo é uma corrente de ideias que defende que uma doutrina um ensino ou uma metodologia só tem valor se alcançarem resultados. As coisas são olhadas pelo lado prático e este pensamento influenciou a mudança nas metodologias de ensino por todo o mundo onde deixou-se de falar apenas das teorias em prol dos alunos terem momentos de prática do ensino.
John Dewey idealizou o primeiro ciclo de aprendizagem em conjunto com outros filósofos da época como Jean Piaget, David Kolb, e Chris Argyris. O ciclo imaginado era constituído de 4 passos iniciando-se pela observação reflexiva dos acontecimentos que resultam no conhecimento assimilativo, passando a conceptualização abstrata o que era chamado de conhecimento convergente. Na terceira etapa passa se a experimentação ativa e comprovação das teorias por final chega-se à experiência concreta chamada de conhecimento acomodado. Este ciclo busca descrever o modo como o ser humano entende o meio e acumula conhecimento através de suas experiências.
Frederick Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense considerado o pai da administração científica por propor utilização de métodos científicos cartesianos na administração das empresas, seu foco era a eficiência e a eficácia operacional na administração industrial e comercial. Ele propôs uma metodologia usada para desenvolvimento de novos produtos e resolução de problemas em processos existentes chamada de PDS: plan, do e see ou planeje, execute e veja. Esta era uma metodologia aberta, ou seja, ainda não era um ciclo e constituía em especificar (plan), produzir (do) e inspecionar (see).
ORIGEM DO CICLO PDCA – A ERA MODERNA
A sua metodologia foi utilizada como base por Walter A Shewart físico que atuou de forma direta nos processos industriais do início do século passado aplicando teorias do conhecimento junto a estatística. Shewart foi o percursor do desenvolvimento da teoria do controle estatístico de qualidade (CEP) que fornece informações para um diagnóstico eficaz na detecção de defeitos dos processos produtivos.
Em sua obra intitulada “Statistical metohd from the viewpoint of Quality control” ele propõe o modelo de produção visto como um sistema de forma cíclica com os mesmos passos propostos por Frederick Taylor constituindo assim um processo científico dinâmico de aquisição de conhecimento. A intenção era que os resultados obtidos numa primeira passagem do ciclo fossem considerados no planejamento da segunda passagem do ciclo e assim sequencialmente.
Este ciclo foi levado para o Japão por William Edwards Deming, estatístico e professor universitário autor palestrante e consultor estadunidense. Reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho no Japão do pós-guerra. Lá a partir de 1950 ele ensinou como melhorar projetos, qualidade de produto, testes e vendas em mercados globais. Em seu trabalho o ciclo sofreu alterações e adaptações para a cultura local, surgindo assim o conhecido método PDCA (Plan – preparar um plano, Do – implementar o plano, Check – avaliar resultados, Act – tomar ações com base nas descobertas do passo 3).
Com a evolução da indústria e das metodologias de conhecimento o Ciclo PDCA foi evoluindo permitindo que outras ferramentas e passos fossem agregados a metodologia. Em uma revisão pelo Engenheiro Kaoru Ishikawa o passo da etapa Plan (Planejamento) foi decomposta em definição de objetivos e metas estabelecendo meios para a o seu cumprimento. Já a etapa DO foi decomposta na fase de treinamento e execução das ações.